O Brincar Livre – O que é? Porque? Como fazer?

 

Em clima de Semana Mundial do Brincar 2016 com o tema desse ano que é “o brincar que encanta o lugar” vamos falar hoje sobre brincar, o brincar livre.

Quando a criança se sente segura e motivada a brincar livre o espaço ganha vida! O brincar livre traz um movimento de encantamento para a própria criança, instigando a autonomia, criatividade e confiança em si mesma.

E tudo isso é realmente encantador!  Presenciar e observar a criança brincar livre e despertar sua potencialidade.

O que é brincar livre? O brincar livre é quando a brincadeira parte da iniciativa da criança, sem direcionamentos e pretensões por parte do adulto. O brincar livre é onde a criança desenvolve  intuitivamente sua criatividade, seu imaginário e suas potencialidades. A criança necessita dessa liberdade de expressão para o seu saudável desenvolvimento. É um momento de conexão consigo mesmo.

Porque brincar livre? Quando a criança tem a possibilidade de exercitar o brincar livre ela desenvolve naturalmente suas habilidades, seus instintos, e isso é de uma riqueza enorme. Um grande aprendizado. O brincar livre prepara para a vida.

Como brincar livre? Para uma criança brincar livre é necessário um espaço seguro e que ofereça a ela elementos que instigam seu movimento e percepção. Um espaço onde ela tenha acessibilidade e segurança.  E geralmente os brinquedos mais simples e os elementos naturais são os que mais possibilitam essa entrega e magia.

Uma das coisas que aprendi com meu filho foi a viver o momento presente. Isso ficou muito claro desde a gestação, e aos poucos fui entrando na onda mindfulness de ser e me apaixonei! Tanto que hoje esse é um dos pilares do meu trabalho como coach e educadora transpessoal.

Se você quiser saber mais sobre Mindfulness e Atenção Plena leia essa artigo: Educar com Presença, Educar com Mindfulness.

Falando em brincar livre, venho trazer aqui minha experiência dessa semana. Eu e meu filhote estamos visitando e passando uns dias na casa da vovó. Trouxe alguns brinquedos preferidos dele e aqui na casa dela já tinha alguma coisa de brinquedos também.

 

Brincar Livre 1

 

Mas uma das brincadeiras mais legais e que renderam muito tempo e diversão foi com as folhas secas caídas no quintal. Eu sempre amei essa árvore, é uma árvore cerejeira do Japão, daquelas que cai todas as folhas no outono e na primavera fica ultra florida, uma lindeza.

Muitas folhas, espaço seguro, um cachorro envolvido, liberdade e autonomia, e muita, muita presença.

PORQUE PRESENÇA? Porque a criança para brincar livre precisa de um ambiente seguro e também de uma presença amorosa. Essa presença requer paciência. Ainda mais nesses tempos tão agitados e frenéticos em que vivemos e que as vezes automaticamente conduzimos, apressamos e estressamos a criança com nossas próprias ansiedades.

COMO FUNCIONA ESSA PRESENÇA? A presença é o estar aqui e agora, o estar no momento presente. Presença não significa estar 100% disponível e fazendo tudo para a criança, ao contrário, a presença e a atenção plena nos liberta e liberta o outro.

COMO EU FAÇO ISSO? Vou falar da minha experiência pessoal e como praticante do mindfulness e atenção plena. Dando o exemplo desse dia das fotos das folhas. Estávamos no pátio e ele começou a brincar livre com as folhas, do jeito dele, da maneira dele. Eu fiquei ali só na presença, curtindo e apreciando cada movimento. Nesses momentos mindfulness com meu filho tento me disciplinar e desligar o celular (tá bom, nesse dia liguei e fiz as fotos rs). Mas mesmo assim foi tudo muito fluido, sem direcionamentos do tipo ”olha pra cá”, “faz pose assim ou assado” (o que aliás nunca faço pois acho desgastante e prefiro fotos da vida ao natural e espontâneas). Enquanto eu me concentrava nas fotos e no movimento, ele se concentrava em me acertar com a chuva de folhas e assim ficamos um tempo naquele silêncio gostoso, com risinhos, suspiros e olhares. Em conexão com o momento presente.

Se você quer se aprofundar no assunto conheça os 3 elementos-chave para Educar com Presença nesse artigo.

Na verdade isso tudo pra mim é uma grande oportunidade de resgate da minha própria criança e de me conectar comigo mesmo. Quando nos conectamos com nossos filhos e com o momento presente, estamos nos conectando com a gente mesmo. Isso traz uma sensação incrível de plenitude.

E o melhor: podemos praticar em todos os momentos! E quem tem filhos ainda vem com o brinde da própria criança nos guiar naturalmente para esse incrível mundo de Ser e estar no aqui e agora.

 

Brincar Livre 4

 

Bora praticar?

Comece aos poucos…

Primeiro: se conecte com a sua respiração. Sinta seu corpo. Deixe as emoções e sensações fluírem. Não julgue, não reprima, não se apegue.

Segundo: observe seu filho. Com amor, compaixão e principalmente com aceitação. Deixe ele ser o guia nessa linda brincadeira. Sem direcionamentos, sem cobranças.

Terceiro: permita-se ficar um tempo off, sem se cobrar tanto com “tenho que fazer isso”, “tenho que fazer aquilo”. Relaxe. Curta!

Tenho certeza que o brincar que encanta o lugar vai contagiar você. E lembre-se que as brincadeiras mais simples, que envolvem os elementos naturais são as mais prazerosas e fluidas.

Depois me conta como foi?

Participe do desafio da semana Mundial do Brincar. Clique aqui, concorra a prêmios!

>> http://bit.ly/brincarqueencanta <<

E junte-se a nós nessa missão de encantar com o brincar. Vamos espalhar essa linda semente do brincar livre!

#SMB2016 #semanamundialdobrincar2016 #brincaremcasa #casaencantada #brincarlivre #obrincarqueencantaolugar #porummundomelhor

 

Arte-SMB-facebook

 

Compartilhar

Roberta

4 Comments

  1. Jamais tive a oportunidade de apreciar alguém expressar-se sobre si mesma de uma forma tão APROPRIADA . Estou encantada com o reconhecimento, a integração dos valores e a simplicidade das expressões que encontrou dentro de si mesma e que lhe serviram para apresentar-se. Mindfulness.

    • Gal, me emocionei com suas palavras! Gratidão! Fico muito feliz em saber que consegui me expressar em palavras sobre a importância do brincar livre e da presença amorosa. Por uma vida mais “mindfulness de ser” para tod@s nós! Grande abraço. Roberta

  2. Adorei o Post, profundo e claro.
    Se vc e a Fer mandassem esse artigos como vídeos no whatzap (não em grupos!!) no sábado e no domingo pela manha, poderíamos ter finais de semana ainda melhores. o que acham??

    • Oi Valeria! Adorei a sua sugestão!! Achei muito legal a ideia, vou pesquisar como se faz isso. Se souber nos dar alguma dica vamos adorar. Gratidão pelo seu feedback. E fiquei muito feliz em saber que você gostou do post. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.