Educar com Presença, Educar com Mindfulness

 

Presença e atenção plena na educação e criação de filhos é de extrema importância para a construção de uma relação positiva em família e para o desenvolvimento saudável da criança.

A falta de atenção familiar nas etapas iniciais de vida do Ser vai gerando uma criança ferida que se mostra na forma de ego carencial, o que resulta numa eterna busca externa de poder, aprovação, afeto e razão.

Quando os pais estão dispostos a percorrer a convivência em família com plena atenção os conflitos familiares são vistos como oportunidades de despertar para um caminho de crescimento mútuo e conjunto. O caminho da parentalidade consciente.

 

presença 1

 

Na perspectiva da educação transpessoal as atitudes amorosas, que vão além dos sentimentos afetivos gerados para com os filhos, traduzem-se em ações de Atenção Plena às suas diferentes necessidades. E essas necessidades são mutáveis e se transformam evolutivamente com a passagem do tempo.

 

Uma jovem mãe queixava-se ao seu mestre Zen de que

o cuidar do seu bebé não lhe deixava tempo para a meditação.

Ele respondeu-lhe: “cuidar de um bebé é meditação”.

 

Educar com PRESENÇA pela prática da Atenção Plena e Mindfulness traz a ampliação da consciência na relação entre pais e filhos, o que permite diferenciar quais são as nossas próprias necessidades e quais são as dos nossos filhos.

Quando estamos presentes e atentos as nossas próprias necessidade e as necessidades dos nossos filhos conseguimos entender com mais compreensão e amorosidade as tais “chamadas de atenção”, popularmente conhecidas como “birras”Por trás de todo comportamento existe uma necessidade.

Podemos passar a ser conscientes das “chamadas de atenção” por parte da criança como sintomas de alguma possível carência diante de alguma necessidade referente ao nível do seu desenvolvimento atual.

Aqui entra a importância de estabelecer uma comunicação clara e eficaz, onde conseguimos traduzir em palavras nossos sentimentos e necessidades mais profundas. Estabelecendo uma comunicação consciente podemos ajudar nosso filhos a perceber o que é que realmente necessitam, e negociar em que momento poderemos atendê-los.

 


Elementos-chave para Educar com Presença:

  1. ACEITAÇÃO: ganha-se autenticidade quando a atenção ao momento presente se dá livre de julgamentos. Nos libertamos e libertamos nosso filho da pressão de “ter que ser” de determinada maneira para agradar ou ter a atenção.
  1. PACIÊNCIA: traduz-se precisamente em liberar-nos da expectativa dos resultados que esperamos da criança se dê no tempo que desejamos, idealizamos e/ou planejamos.
  1. CONFIANÇA: as crianças não necessitam de uma atenção direta constante e sim da segurança de que serão atendidas pelos pais quando uma necessidade se apresentar.

 

Infográfico Educar com Presença 2


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Roberta

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