Maternidade e sexualidade

Maternidade e sexualidade. O que muda com a chegada de um filho?

Esse é um dos temas que mais aparece nas conversas e atendimentos às mães, mas é um assunto pouco abordado.

Muda. Sim, a questão da sexualidade e da vida sexual muda bastante com a chegada de um filho. Os motivos são diversos. E cada mudança, cada mulher, cada casal, cada contexto tem as suas particularidades e deve ser respeitada por isso.

Muitas mulheres durante a gestação já se redescobrem sexualmente, algumas perdem a libido, em outras a libido aumenta, alguns homens sentem medo de machucar o bebê (sim isso é muito comum), alguns perdem um pouco o desejo, em outros o desejo aumenta, alguns casais redescobrem-se numa nova vida sexual, outros se resguardam, enfim, um universo de experiências e possibilidades.

O parto em si é um evento que mexe MUITO com a questão da sexualidade.

Muitas travas podem se apresentar nesse momento de “se abrir” para dar a luz, muitas destravas e desbloqueios acontecem, muitas relações se fortalecem, algumas estremecem, tudo muito propício a um profundo autoconhecimento. Tanto a mulher como o homem, quando esse está integrado com essa incrível experiência.

Conhecer o próprio corpo é um dos grandes chamados da gestação, parto, pós-parto e maternidade.

E o pós-parto? Ah, esse momento da maternidade acredito ser um dos mais viscerais em termos de conhecer e principalmente ACEITAR o próprio corpo. Porque sim, ele muda, nunca mais será o mesmo. O grande lance é: como lidamos com isso?

 

maternidade e sexualidade

No Puérperas Online vamos falar sobre sexualidade, relação conjugal pós filhos, relação com o corpo pós maternidade, assuntos que nós mulheres: queremos e precisamos falar sobre isso.

Mais informações >> bit.ly/puerperas

❤️ COACHING – INFORMAÇÃO – AUTOCONHECIMENTO – REDE DE APOIO ❤️

ilustração @spiritysol

Compartilhar

Roberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.