Os bebês se comunicam desde sempre

Uma coisa que escuto muito tanto com Aurora como com Joaquim é “como ela/ele se comunica bem” “como ela/ele já sabe o que quer” “ela/ele não fala mas parece que já entende tudo”.
Sim, os bebês se comunicam desde sempre! Eles se comunicam desde o ventre materno.
O que pode mudar tudo é se eles estão sendo escutados, percebidos e tendo abertura e espaço pra essa comunicação que é tão sutil, porém tão forte, direta, sem filtros.
Somos nós adultos que inseridos nessa correria do dia a dia muitas vezes não conseguimos perceber, muito menos entender, o que as crianças estão a nos dizer.
Mas elas dizem, e nos dizem muito.
Percebo muito claramente que os dias em que não consigo me comunicar direito com meus filhos são aqueles dias em que estou com pressa, agitada, ansiosa, estressada, ou alterada de alguma maneira. E tudo bem, isso acontece, afinal somos humanos. O grande lance é ter consciência disso e mais legal ainda é usar essa percepção para nosso próprio crescimento pessoal e para a melhora das relações como um todo. Afinal, nós somos o maior exemplo pra essa criançada.
Faça o teste.
Se você está gestando, pare alguns minutinhos todos os dias, respire profundamente, coloque as mãos na barriga e sinta. Apenas sinta.
Converse com seu bebê. Perceba as sutilezas dessa comunicação.
Se você é mãe de bebê, faça uma pergunta ou um convite pra ele com calma, bem de pertinho, do tipo “deixa eu ver seus olhos”, “vamos nos olhar nos olhos”, ou se o seu bebê já caminha experimenta perguntar “me alcança aquela bola?”. Você pode se surpreender.

 

parentalidade

Compartilhar

Roberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.