Como Lidar com o Frustração dos nossos Filhos

Ontem fomos dar um passeio, Joaquim depois de muito pedir ganhou uma daquelas bolinhas “quicaquica” como ele chama, aquelas que você coloca uma moeda de 1 real numa maquininha. Ele adora essas bolinhas. Depois encontramos uns amigos e ficamos conversando, enquanto ele brincava alegremente quicando com sua bolinha, estávamos dentro de uma galeria diante de várias lojinhas fechadas eis que existia uma única fresta numa das inúmeras portas das lojas e no meio da brincadeira a bolinha entrou nessa única fresta. Imagina a cara do Joaquim. Nem ele acreditou. Primeiro ficou paralisado, depois indignado, depois triste, depois desolado. Quanta frustração!

Ele pensou em várias alternativas, desde abrir aquela porta, em ir comprar outra bolinha, inclusive em dormir ali na galeria pra ficar esperando a hora de abrir a loja no outro dia. Mas nada disso aconteceu. O lance foi ter que lidar com a situação, lidar com a frustração.

Ou melhor, lidarmos.

Quanto aprendizado pra todos.

Frustração é algo que inevitavelmente um dia (ou vários) vai aparecer na vida do seu filho. É algo que acontece quando menos esperamos.

Por isso não é preciso criar frustrações simplesmente para mostrar para os filhos que elas acontecem pois a vida naturalmente chega com elas.

Por isso não force as frustrações, apenas siga o fluxo da vida como ela é e certamente a frustração virá de maneira natural e cotidiana como a perda de uma bolinha quicaquica.

O grande segredo e desafio está em COMO LIDAR com as frustrações da vida. Aí está o aprendizado.

Detalhe: ele acordou ainda pensando na bolinha e em formas de recuperar ela.

 

casa com bebe Roberta Arend

Compartilhar

Roberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.