Fazendo arte

 

Ontem aqui o dia foi de fazer arte, literalmente.

Aqui em casa temos uma estante na sala onde colocamos na parte baixa alguns materiais de desenho do Joaquim como lápis de cor, estojo de tintas, pincel, papel, que ficam disponíveis ao seu acesso e visualização.

Não é todo dia que ele quer brincar de pintar por exemplo e já fazia alguns dias que ele não brincava com as tintas.

Ontem ele visualizou elas e pediu pra pintar, pinturas como ele fala. Foi pegando as tintas e fomos preparando um espaço pra ele brincar.

art1

art2

Acho interessante observar que quando a criança tem um ambiente preparado com brinquedos e objetos disponíveis e de fácil acesso ela consegue escolher e optar pelo que quer fazer ou brincar naquele dia, naquele momento.

Isso gera uma autonomia incrível pra criança (e pro adulto também) e ela se sente parte do todo, membro integrante e ativo do ambiente e da casa.

art3

art4

Já percebi que tem dias e momentos em que meu filho quer fazer algo mais ativo como brincar no quintal, brincar com a cachorra, com água ou correr de um lado pra outro, tem momentos em que ele procura alguma atividade que requer maior concentração como desenhar, pintar, folhar livros, outras vezes ele prefere ficar brincando com bonecos, bichinhos ou carrinhos, tem seus momentos de preguicinha, de alimentação, de conversação, e assim por diante.

As crianças, assim como nós adultos, também tem seus dias e momentos de maior disposição, de maior criatividade, momentos de reflexão, de recolhimento, de pró-atividade, de descanso, dias de ociosidade, e por aí vai.

E ter um espaço preparado e seguro é libertar e dar autonomia pra criança ser o que ela precisa naquele momento.

É respeitá-la. É deixá-la livre para ser ela mesma.

 

Compartilhar

Roberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.