Falha na conexão

 

Você já se sentiu com falta de conexão? Isso mesmo, você nada conectada com você mesma, com o momento presente e com as pessoas a sua volta? Tipo assim falha total na conexão.

Como naquela música da Rita Lee “Alô alô marciano, aqui quem fala é da terra…”.

E você já se sentiu super conectada? Super presente e atenta ao momento presente?

Bem, se você já se sentiu assim e percebeu a sensação da PRESENÇA sabe muito bem do que estou falando. E do quanto é diferente quando estamos conectados de quando não estamos conectados.

E não estou falando de conexão virtual não, estou falando de estar conectado no momento presente, de estar com a atenção plena no que você está fazendo naquele instante e com quem você está interagindo.

Esses dias aconteceu por aqui um dia de total falta de conexão. E nem preciso dizer que esse dia não foi dos melhores né? Parece que tem dias em que não conseguimos estabelecer uma boa conexão, nem com o momento, nem com a gente mesmo e muito menos com os que estão a nossa volta. E esses acabam sofrendo por tabela, principalmente se essa pessoa em questão for uma criança.

Nesse dia que mencionei já acordei com muitos pensamentos na mente. Sabe quando você já acorda pensando muito? E em todas as tarefas urgentes que você tem que fazer? Pois é, nesse dia foi assim. E eu deixei me levar por esses pensamentos todos, um turbilhão. E nesse dia eu iria ficar o dia todo com o meu filho, só nós dois. E eu sabia muito bem disso. Então tentei me voltar a esse fato e esquecer esses mil pensamentos e de todas as inúmeras tarefas que estavam ressoando na minha cabeça.

Horas eu conseguia voltar ao momento presente, horas eu estava longe, muito longe e junto com todos aqueles pensamentos e tarefas que ficavam me rondando. E isso foi me deixando ansiosa, pré-ocupada, irritada, sem paciência. Comecei a vivenciar o futuro e não o presente. E logicamente que meu filho foi ficando do mesmo jeito, bastante irritado, incomodado.

As crianças tem uma percepção muito grande do que está acontecendo ao redor delas e conseguem captar as pessoas a sua volta. E nesse dia eu estava com meu filho e estava longe e levada por pensamentos “urgentes” que me rondavam o tempo todo e que eu não conseguia calar. E não fiz nada pra isso mudar. Me deixei levar totalmente pela situação.

 

falha conexão1

 

Quando chegou o período da tarde eu já estava na expectativa do meu filho tirar sua soneca pois com ele dormindo eu conseguiria fazer essas mil tarefas urgentes que minha mente estava anunciando. Nem preciso dizer que como eu estava ansiosa para que ele dormisse, coisa que aconteceria normalmente, ele não dormiu. Sim ele não dormiu e eu fiquei lá tentando fazer ele dormir de todas as maneiras, gerando um stress em ambos.

Resumindo, eu me irritei, ele se irritou, ele não dormiu, eu não fiz nada do que eu queria e ambos ficamos cansados de tudo aquilo.

Depois de passado o turbilhão de tentativas e de sentimentos de angústia gerados em ambos comecei a resgatar minha lucidez e me dei conta do quanto eu estava remando contra a maré desde a hora em que acordei e que eu tinha me deixado levar, e a coisa foi piorando conforme o dia foi passando.

Quando chegou a noite, eu repensei todo o meu dia e tive um grande aprendizado de quão importante é estarmos alinhados com o momento presente. De que não adianta ficar lutando contra algo que não podemos mudar naquela hora. Quão importante e sadio é estar conectado com o aqui e agora. Aceitar o momento do que jeito que ele se encontra. E colocar a atenção plena e focar no que está acontecendo e no que você tem em mãos naquele instante. Aceitar. Pra vivenciá-lo da melhor forma possível.

E o mais desafiador é que tudo isso depende de nós. Da nossa escolha e capacidade de percepção do que está acontecendo. E da nossa mudança de atitude.

Quando fui colocar meu filho pra dormir conversei com ele sobre o nosso dia juntos, falei sobre o quanto desconectada e confusa eu estava e que eu tinha aprendido muito com tudo o que passamos. Agradeci pelo aprendizado, pedi perdão e mentalizei um novo dia com mais plenitude e presença.

Então comecei o próximo dia bem diferente. Conectada e presente. Atenta. E nem preciso dizer que o dia foi muito mais produtivo e fluído. 🙂

E assim sigo, dia após dia, tentando me focar no aqui e agora. Porque eu quero estar presente no momento presente.

 

Como você está se sentindo ultimamente? Conectada? Distante?

Percebe alguma mudança de comportamento no seu filho quando você não está totalmente entregue?

Gostaria de estar mais presente?

 

falha conexão2

 

Saiba mais sobre o PODER DA PRESENÇA! Leia esse artigo. 😉

 

Compartilhar

Roberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.