Como e porque aproveitar os momentos de iniciativa do seu filho pequeno com as atividades diárias da casa – parte 2

 

Continuando o texto sobre como e porque aproveitar os momentos de iniciativa do seu filho pequeno com as atividades diárias da casa.

Se você ainda não leu o primeiro texto sobre esse tema leia aqui.

 

No post de hoje quero dividir contigo 3 passos que vão lhe ajudar a vivenciar esses momentos com mais tranqüilidade e fluidez.

 

Primeiro passo: PERCEPÇÃO

 

5b77a88af076ba584da3d2b18af63589

 

Primeiramente é preciso perceber quando a criança está querendo interagir e participar das atividades. E perceber o quanto aquilo é importante pra ela.

Perceber também como ela pode contribuir e qual a melhor forma disso acontecer naquele momento e naquela situação.

Pra percepção acontecer o ideal é estarmos mais atentos e alinhados com o momento presente, observando nosso filho e deixando ele mais a vontade pra se expressar livremente no ambiente da casa sem ficarmos direcionando o tempo todo o que ele deve ou não fazer.

E pra isso acontecer você vai precisar do próximo passo.

 

Segundo passo: AMBIENTE PREPARADO

 

atividade2

 

Bem, vamos por partes, mas enfim o que é um ambiente preparado?


É um ambiente adequado que proporciona a criança uma interatividade com o espaço onde vive, onde ela se sinta segura e com autonomia pra interagir e se expressar com liberdade e confiança.


E não estou falando de grandes estruturas não, muitas vezes o mais simples é o mais adequado.

Adaptar nossa casa pras diferentes fases da criança e proporcionar acessibilidade a ela requer muitas vezes mais criatividade e percepção do que grandes gastos e reformas.

Elementos naturais também são de grande contribuição pra criança explorar, manusear e criar.

Em breve vamos falar mais aqui no blog sobre ambientes preparados, se você quiser saber mais se cadastre em nosso canal de email pra receber as novidades e conteúdos exclusivos. 😉

>> clique aqui para se cadastrar.

 

Terceiro passo: PACIÊNCIA 

 

6dbd7a4c7b0c149fdc8e22f9e3b4f6ca

 

Esse passo é super importante e requer muito da nossa boa vontade e disposição.

Porque a criança vai fazer e executar a atividade do jeito dela, com as habilidades que ela tem naquele momento e sabemos que muitas vezes não será dentro dos nossos padrões de exigência e expectativa, que geralmente são bem altos e um tanto ilusórios.

Pense que pra criança tudo é diversão e brincadeira (e tem que ser mesmo!). Afinal ela é apenas uma criança e essa ajuda nas tarefas é pra ser uma coisa boa e prazerosa, que ela mesma solicitou e tanto deseja.

Vamos lembrar que ela ainda está em fase de desenvolvimento motor e que isso está sendo um grande e desafiador aprendizado. Então cabe a nós termos paciência e empatia necessárias pra que ela interaja da sua maneira.

E que assim se sinta útil, importante, livre e capaz.

 

Se você está disposta a gerar mais paciência e tranquilidade no seu dia a dia saiba mais sobre Mindfulness. Tenho certeza que fará toda a diferença na sua vida assim como está fazendo na minha. 😉

 

Adoraria que você também compartilhasse a sua experiência e o que tem lhe ajudado a tornar esse momento com seu filho mais feliz. 🙂

 

Como tem sido aí na sua casa? Você percebe essa iniciativa natural do seu filho?

Está sendo tranqüilo pra ele interagir nos ambientes da casa?

 

Compartilhe aqui sua experiência! 😉

 

 

Compartilhar

Roberta