Minha experiência com… AMAMENTAÇÃO: 3 PILARES PARA O SUCESSO!

por Janine Scheffer Lummertz

 

Hoje, a Amamentação deixou de ser algo que todas as mulheres estão preparadas para fazer quando os filhos nascem.

A mudança na estrutura da nossa sociedade fez com que surgisse uma ruptura entre o conhecimento que tinham nossas bisavós e aquele que temos hoje.

Se por um lado temos mais acesso à informação, por outro é verdadeiro que há uma série de informações que não estão disponíveis com o intuito genuíno de nos auxiliar em nossa jornada rumo à Amamentação de nossos filhos.

Eu vivi duas histórias de Amamentação completamente distintas com meus dois filhos e nesse processo acabei descobrindo quais são os 3 pilares para conseguir Amamentar com sucesso!

E se você já é mãe, ou pretende ser, e ainda, se Amamentar está nos seus planos, então esse artigo é para você!

PILAR 1: MENTALIDADE

Janine - Imagem 1 Mentalidade

Esse é o ponto de partida para qualquer empreendimento de sucesso, inclusive para que você empreenda seu processo de Amamentação!

A mulher-mãe que quer amamentar precisa ter a mentalidade correta para se manter firme no seu propósito, pois como em toda área da vida, Amamentar demanda bastante tempo e esforço da mulher.

O que realmente fará a diferença entre o sucesso e o fracasso é o que está na sua mente!

Tudo começa em nossa mente!

Se você desenvolver a mentalidade correta com certeza será bem sucedida em tudo que quiser fazer, inclusive Amamentar, mas se você mantiver uma mentalidade negativa, provavelmente fracassará.

A ótima notícia que eu tenho para te dar é que é possível programar, ou, se você preferir, reprogramar a mente para pensar e agir da maneira que resultará em sucesso.

Atualmente, a mulher que deseja Amamentar seu filho precisa desenvolver uma mentalidade auto motivada, pois serão muitos os percalços no caminho; e é muito provável que ela não encontrará tão facilmente o apoio de que necessita.

Ela precisa ser uma visionária, ir além, sair do lugar comum e da zona de conforto.

No Pilar da Mentalidade você pode buscar por temas relacionados à Transformação Pessoal, Eliminação de Crenças Limitantes e Processos de Autoconhecimento.

Para começar a transformar a sua mentalidade, comece com esse exercício simples, mas que vai te ajudar a fortalecer a sua vontade:

  • Escreva numa folha de papel os 3 principais motivos pelos quais você deseja amamentar.
  • Depois, escreva os 3 maiores medos que você tem em relação à Amamentação. Para cada medo, encontre um argumento para derrubá-lo.

É um exercício simples, mas que vai te ajudar a ter mais clareza sobre os seus reais motivos para querer Amamentar.

PILAR 2: INFORMAÇÃO

Janine - Imagem 2 Informação

Saber onde encontrar informação de qualidade é uma etapa crucial para o sucesso da sua história de Amamentação!

E pasme: é muito provável que você não vá encontrá-la junto às pessoas que estão ao seu redor!

Se você nasceu depois dos anos 1970 é muito provável que as mulheres que te antecederam tenham sido abocanhadas pelas falácias da indústria dos leites artificiais e das papinhas industrializadas.

A publicidade pesada empregada por essas grandes indústrias (que somam bilhões de dólares por ano) associada à mudança que as mulheres empreenderam em busca de igualdade de direitos, e ainda somados à pouca importância que a nossa sociedade dá às mulheres, às crianças e suas reais necessidades, acabaram por criar o colapso que estamos vivendo atualmente.

Acredite, não é sua culpa!

O que simplesmente acontece é que a informação que realmente vai te fazer desenvolver uma mentalidade vencedora para Amamentar seu bebê não está disponível nas grandes mídias (televisão, revistas, jornais).

Essa mesma informação também não conta com a divulgação dessas grandes indústrias bilionárias para chegarem ao maior número de famílias possível!

O encontro da indústria, que quer continuar faturando em cima das nossas necessidades; e da mídia, que precisa polemizar para conseguir audiência e assim também lucrar, acabou desenvolvendo conteúdos de qualidade duvidosa, além de campanhas que, ao invés de ajudarem, acabam colocando as mulheres umas contra as outras.

Lembre-se: nada disso é sua culpa, mas é sua RESPONSABILIDADE se preparar para o momento da Amamentação, buscando ajuda interna e externa para mudar a sua mentalidade (ou fortalecê-la) e buscando informação de qualidade com pessoas, profissionais e organizações que atuam de fato no incentivo ao Aleitamento Materno.

Uma dica aqui: fuja de tudo que for patrocinado por indústrias de leite artificial. Prefira as organizações artesanais, pequenas e que, geralmente, são desenvolvidas por mulheres.

PILAR 3: PRÁTICA

Janine - Imagem 3 Prática

E depois de você preparar sua mente, inundando-a de boa informação e realizando sua conexão com sua essência, chega, finalmente, a hora de praticar!

Você vai sentir insegurança e dessa insegurança você vai sentir medo em maior ou menor escala.

Acredite: é NORMAL!

Mas se você tiver feito a sua lição de casa direitinho, tudo o que você precisa para iniciar a Amamentação do seu bebê com o pé direito vai estar no lugar mais fácil de acessar: você mesma!

Praticar significa fazer uma vez, e de novo, e de novo, e de novo…até que tudo esteja tão enraizado que seja um hábito, tanto para você, quanto para o seu bebê.

Quanto mais se pratica algo, melhores são os nossos resultados!

Então, tenha em mente que a LIVRE DEMANDA é uma condição primordial para que a história de Amamentação da sua vida seja um SUCESSO!

Entenda a livre demanda, pratique-a, e o sucesso virá!

Lembre-se ainda de que quando seu filho nascer e crescer um pouco você vai se deparar com diversas situações em que ele vai tentar fazer alguma coisa e não vai sair perfeito da primeira vez.

Com certeza você vai dizer a ele que é preciso praticar. Isso serve para ele e serve para você. Serve para Amamentação, e serve para amarrar os cadarços!

Para facilitar a sua prática nos primeiros dias, fique só com o seu bebê. Deixe mãe, sogra, marido, do lado de fora. Sentir-se observada nesse momento pode complicar as coisas no início!

Se você fizer o exercício da Mentalidade e quiser compartilhar comigo, basta me mandar uma mensagem inbox no facebook dizendo que leu meu artigo aqui na Casa com Bebê! 🙂

 

contato Janine: https://www.facebook.com/janine.schefferlummertz

 

Janine - Foto perfilEu sou uma mulher que vive a vida tentando vencer as próprias barreiras. Liberdade sempre foi minha palavra preferida, mas eu só descobri o significado dela ao ter filhos. Os filhos me mostraram que de nada adiantava querer mudar o mundo, sem mudar a mim mesma. Então, vivi o Parto e a Amamentação como jornadas de autoconhecimento que me levaram a mudar TUDO e sair de um emprego estável e bem remunerado para ir em busca de uma vida com mais propósito e liberdade. Hoje sou mulher, mãe, doula, empreendedora digital e produtora de conteúdo sobre maternidade, parto e amamentação. Minha missão é ajudar outras mulheres a viverem o início da sua jornada na maternidade com empoderamento e liberdade.

 

 

Compartilhar

Roberta

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.