9 Dicas de uma Mãe que Trabalha em Casa

 

Olá pessoal! Como estão? Ando meio sumida com meus vídeos e textos né? Mas é por uma boa causa! Estou trabalhando num projeto muito especial que envolve educação emocional e criação consciente e tenho certeza que você que me acompanha aqui no blog vai amar! Em breve contarei mais detalhes. 😉

No texto de hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas poderosas de mãe que trabalha em casa que fiz baseado num texto anterior onde desabafei um pouco sobre ser mãe e trabalhar em casa. Se você não leu esse texto, leia aqui.

E gostaria muito, mas muito mesmo, que você também me ajudasse com as suas dicas e sugestões do que você tem feito por aí e o que tem dado certo ou não.

Vou adorar saber como é a sua rotina de mãe que trabalha em casa assim como eu.

Bem, vamos as dicas! 🙂

 

Dica 1 – Perceba Como é o Dia a Dia de Vocês.

mãe que trabalha em casa 5

Qual o estilo de vida da sua família?

Perceba como é o dia a dia de vocês, da sua família como um todo. ACEITE a sua realidade e perceba o que você pode fazer HOJE para lhe ajudar na sua rotina de trabalho.

Cada família funciona de um jeito, o que é bom para uma pode não funcionar para outra.

Como é o dia a dia de vocês? Quais atividades vocês fazem juntos?

Que atividades cada um faz individualmente? O que pode ser melhorado? Tem alguma coisa que não está funcionando bem?

 

Dica 2 – Perceba Quais São as SUAS Necessidades.

mãe que trabalha em casa 2

Um espaço de trabalho mais organizado? Mais tempo pra trabalhar? Mais tempo pra você mesma? Mais tempo com seu filho ou parceiro(a)?

Uma mesa nova? Cadeira? Mural de anotações? Ajudante com a limpeza da casa?

Qual a sua necessidade primordial nesse momento pro seu trabalho fluir melhor?

Perceber quais as suas necessidade abrirá um leque de novas possibilidades pra lhe ajudar no seu dia a dia.

Qual é a sua atividade profissional? Que tipo de ambiente você precisa e gosta pra trabalhar bem?

Como seria o seu dia ideal? (descreva detalhadamente num papel, visualize de acordo com a sua intenção)

 

Dica 3 – Perceba Quais São as Necessidades do Seu Filho

Essa parte é muito importante principalmente se você passa bastante tempo com seu filho e ainda por cima trabalha em casa.

Tenha a percepção do que ele precisa durante o dia e em que fase seu filho se encontra.

O que ele gosta de fazer quando está em casa?

Que tipo de cuidados e atenção ele deseja e necessita?

Quais são suas brincadeiras preferidas?

 

Dica 4 – Crie um Ambiente Preparado

mãe que trabalha em casa 3

Um ambiente preparado para o seu filho ajuda muito na convivência da família no dia a dia.

Com ambientes preparados dentro de casa a criança se sente mais autônoma e livre pra ser ela mesma e interagir com segurança dentro dos espaços. Isso gera liberdade pra todos.

Nesse texto aqui eu explico um pouco mais sobre Ambiente Preparado.

 

Dica 5 – Organize uma Rotina que se Encaixe no Estilo de Vida de Vocês

mãe que trabalha em casa 6

Estabelecer uma rotina com a sua cara vai ser bem mais fácil de ser realizada do que pegar um exemplo de rotina de outra pessoa ou de outra família e querer fazer igual.

Não adianta, ninguém e nenhuma família funciona do mesmo jeito.

Crie a sua própria rotina de acordo com o que vimos antes (estilo de vida, necessidades de cada um, tipo de trabalho, tipo de ambiente).

 

Dica 6 – Seja Flexível

Esse item é muito importante! No mundo das mães que trabalham em casa nunca sabemos o que pode acontecer durante o dia, principalmente se o filho ainda não vai a escola.

Então por mais que você crie e organize uma rotina de trabalho as coisas podem mudar de uma hora pra outra e sendo flexível tudo fica mais fácil. 😉

 

Dica 7 – Peça Ajuda e Delegue Tarefas

mãe que trabalha em casa 4

Chegou um momento em que eu estava querendo fazer muitas coisas ao mesmo tempo e quando me dei conta disso consegui perceber o quão importante é pedir ajuda e delegar tarefas.

Nós mães temos essa tendência de querer fazer e controlar tudo (eu ao menos sou assim rs) e isso pode gerar um cansaço extremo.

Veja o que você pode delegar pra outra pessoa e delegue sem medo ou culpa. Você vai ver que tudo fica mais leve e que muitas vezes recebemos ajuda de onde menos esperamos.

 

Dica 8 – Tenha Foco e Presença

Faça uma coisa de cada vez.

Querer fazer tudo ao mesmo tempo não dá muito certo pois não conseguimos fazer nada bem feito e ainda por cima deixamos muita coisa pela metade, o que acaba gerando angústia e ansiedade. Melhor colocar foco no que está fazendo naquele momento.

Organize um tempo para seu filho, outro para o trabalho, outro para você, outro pra casa e assim por diante. Sim, eu sei que não é fácil!

Essa pra mim é a parte mais difícil pois tenho a tendência de querer abraçar o mundo e tudo ao mesmo tempo. Tenho feito esse exercício e quando consigo percebo que o dia se torna muito mais produtivo, o que me deixa melhor comigo mesma.

Dica mágica: quando sentir que está quase pirando, pare tudo e RESPIRE! (simples assim)

 

Dica 9 – Estabeleça Metas Diárias

mãe que trabalha em casa 8

Comece o dia com uma grande intenção, uma grande prioridade.

E se possível faça dessa a sua primeira tarefa do dia. Você vai ver que o dia fica bem mais leve depois disso e você vai ter a sensação de dever cumprido.

Comecei a fazer isso e os resultados foram fantásticos!

Eu faço o seguinte, estabeleço algumas metas semanais e penso numa grande intenção pra cada dia. De preferência tudo escrito no papel ou no mural.

Antes de dormir ou ao acordar faça a seguinte pergunta:

Qual é a minha grande intenção pro dia de hoje?

 

Bem as dicas de hoje são essas,  quero aproveitar e finalizar esse texto com uma coisa que eu acho muito importante que é a GRATIDÃO!

mãe que trabalha em casa 7

Agradeça pelo simples (e maravilhoso) fato de estar trabalhando de casa.

Agradeça por estar mais próxima do seu filho. Por poder se dar ao luxo de passar um cafezinho na sua própria cozinha, de poder esticar as pernas quando bem entender. De poder colocar um som bem alto e dançar em meio ao expediente. Curta essa sua escolha!

Acredito que o ato da gratidão é sempre bem vindo e só faz bem. Nos reabastece de sentimentos bons e energia positiva. Gosto de iniciar e terminar meu dia assim, agradecendo! (por mais tumultuados que possam ser os dias sempre temos algo a agradecer).

E aproveite a vibe da gratidão pra organizar o seu dia de amanhã! Vou fazer isso também. 😉

 

Espero que tenha gostado! E assim seguimos por aqui nos reinventando, aprendendo e tentando melhorar a cada dia essa louca rotina de mãe que trabalha em casa.

ps: Ah não esquece de contar como é a sua rotina de mãe que trabalha em casa e quais são as suas dicas! Comente, compartilhe esse texto! Uma mãe tem o incrível poder de ajudar a outra! 🙂

 


cadastre-se aqui1


 

 

Compartilhar

Roberta

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.